3

A história de Victor Noir e a moralidade de sua estátua.

Posted by David Bento on 13:40
Não quero ficar postando qualquer bobagem aqui até porque ainda não estou em Paris e blog vai funcionar mais ou menos com um diário de viagem, mas essa realmente eu não resisti.

O Cemitério do Père-Lachaise, no 20éme, último arrondissement de Paris é o cemitério das celebridades, é conhecido mundialmente por ter pessoas famosas enterradas, lá estão Edith Piaf, Jim Morrison, Maria Callas, Alan Kardec dentre inúmeros outros. Como estamos eu e Dário pesquisando Paris e os pontos mais interessantes me deparei com a história de Victor Noir, jornalista assassinado aos 22 anos, o fato causou à época grande comoção popular, já que Victor Noir era jovem e um brilhante colunista político em ascensão e ia se casar no dia seguinte à sua morte o assassino foi o sorinho do imperador Napoleão Bonaparte.

Em janeiro de 1870 o jovem jornalista francês Victor Noir (cujo verdadeiro nome era Yvan Salmon) foi assassinado em Paris e enterrado no cemitério do Père-Lachaise.

Repousa sobre o seu túmulo uma estátua de bronze, obra de Jules Dalou, nela, Noir aparece com a boca entreaberta, os braços caídos ao lado do corpo, e um volume generosamente grande sob as calças.

Essa protuberância é a origem da lenda que, há cerca de 40 anos, segundo a imprensa francesa, transformou a estátua em objecto de culto fetichista: mulheres desejosas de ter um filho visitavam o túmulo para se esfregar na parte mais chamativa da estátua ou na ponta de suas botas.

Junto à estátua já foram encontradas flores e sapatinhos de bebé, em sinal de gratidão. Mas visitantes do cemitério se queixaram e, por decisão da Prefeitura, a estátua de Noir está agora fora do alcance popular.







Detatle: O escultor fez questão de fazer a estátua com o botão da calça aberta.


Notícias dão conta que a câmara de Paris mandou cercar a estátua com a seguintes inscrição: "Toda degradação por meio de grafite, toques indecentes ou outros meios pode ser punida", avisa o cartaz.

3 Comments


Bom artigo, mas o indivíduo está ao alcance do público, moro no 20 ème e esta semana estive no "Père", tirei até uma foto com ele! :)


Bom artigo, mas o indivíduo está ao alcance do público, moro no 20 ème e esta semana estive no "Père", tirei até uma foto com ele! :)


- A história da estátua do jornalista é interessante. Mas ninguém explica porque o escultor fez a estátua do cidadão desta maneira. Alguém saberia explicar esta outra história?

Postar um comentário

Copyright © 2009 From Paris With Love All rights reserved. Theme by Laptop Geek.| Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates